Quando ganhamos nosso dinheiro, pagamos todas nossas contas e sobra algum valor, surge a pergunta, o que vou fazer? Esse dinheiro que, até o momento, está sem destino, pode ser fruto do seu trabalho, de uma doação que te fizeram ou até da sorte de ganhar na loteria.

A depender da origem, esse valor pode ser muito grande ou pequeno. Mesmo quando pequeno, como diz o ditado, de grão em grão a galinha enche o papo, ou seja, o pouco em um mês, se ocorrer frequentemente, pode se tornar muito.

Em todos esses cenários, há a mesma situação: recursos excedentes e a pergunta no final, o que vou fazer?

trabalhador com duvidas 1012 193 - Tenho dinheiro, o que faço? Entenda a diferença entre Ativo e Passivo e faça sua escolha!

Para algumas pessoas, essa pergunta surge e desaparece quase no mesmo instante, pois, para essas pessoas, que vamos chamar de Sr. Consumidor, o recurso excedente já é destinado para satisfazer um ímpeto consumista. Ás vezes, o dinheiro é para satisfazer uma necessidade que antes não se tinha condições de arcar. Mas se for essa a situação (de satisfazer uma verdadeira necessidade), não se trata da sobra de dinheiro.

Quando falamos em “sobra” ou “excesso”, pressupõe-se que as necessidades do cotidiano já foram satisfeitas.

images?q=tbn:ANd9GcTTFVdsD21wkn9H30FMwnkgNEjq3KLDXZO9vg&usqp=CAU - Tenho dinheiro, o que faço? Entenda a diferença entre Ativo e Passivo e faça sua escolha!

Havendo a sobra, o Sr. Consumidor compra um produto de luxo, arca com a despesa para passear com os amigos. Se for um dinheiro relevante, o Sr. Consumidor troca de carro , mesmo que seu atual veículo esteja satisfatório.

Se compra uma bolsa ou relógio, depois precisa comprar a roupa que combine com esse acessório. Estando de roupa e relógio novos, depois precisa visitar um restaurante requintado. Quem sabe passar a noite em um hotel de luxo também? Se compra o carro, depois precisa comprar a roupas e acessórios que combinem com esse veículo. Se o carro despertas olhares, pode ser que valha a pena alugar ou compra um casa em outro bairro, cujos vizinhos também tenham carros desejáveis.

Pode ser que o dinheiro que sobrou tenha sido suficiente para arcar com os primeiros custos, mas depois, conforme surgiram outros gastos, foi necessário se endividar.

Essa sequencia de fato representa bem o que um dinheiro extra pode causar na mão de um Sr. Consumidor. Ele transforma o excesso em dívida futura.

Por outro lado, o S. Investidor que, ao passar pela mesma situação (existir um dinheiro extra), decidi tomar outra atitude. Ele decide usar esse recurso excedente para gerar mais dinheiro excedente, e não para satisfazer desejos . É o que comumente chamamos de fazer o dinheiro trabalhar para você.

O Sr. Investidor encontra uma oportunidade de investimento em que, aplicando esse recurso excedente, mais recursos sejam gerados. Com essa atitude, o resultado do Sr. Investidor será bem diferente do Sr. Consumidor.

Para o Sr. Investidor, o dinheiro excedente hoje, vai gerar no futuro, mais dinheiro excedente. E assim sucessivamente, gerando o efeito juros sobre juros, ou bola de neve. Já o Sr. Consumidor, o dinheiro excedente hoje, vai gerar a satisfação de uma vontade especifica ou, muito provavelmente, o endividamento futuro.

O livro Pai Rico, Pai Pobre, de Robert T. Kiyosaki traz o mesma tema.

Segundo esse clássico dos investimentos, quando temos recursos excedentes, podemos comprar “Ativos” ou “Passivos”.

passivo financeiro - Tenho dinheiro, o que faço? Entenda a diferença entre Ativo e Passivo e faça sua escolha!

O Sr. Consumidor compra Passivos. Ou seja, ele compra coisas que drenam seus recursos. Se compra um carro, esse carro se desvaloriza durante o tempo, além de todos os custos para manutenção desse carro. Se compra uma casa no bairro mais chique, a casa pode até valorizar com o tempo, mas nem sempre essa valorização supera a inflação. Além disso, ao compra a casa, o Sr. Consumidor vai querer novos móveis, vai pagar o IPTU mais caro e etc.

Por outro lado, o Sr. Investidor compra Ativos. Ou seja, ele usa o dinheiro excedente para compra coisas que gerem mais recursos. Ele pode até comprar uma casa, mas esse imóvel será alugado, gerando, portanto, receita e não despesa. Ele pode emprestar para alguém confiável, gerando o pagamento de juros. Se ele tiver um pouco de instrução, ele pode emprestar para um banco (comprando um CDB), e, assim, receber juros também.

O livro ilustra muito bem essa diferença entre Ativo e Passivo. O que faz as pessoas mudarem de vida é quando elas entendem essa diferença e passar a ter como objetivo a aquisição de Ativos.

é claro que ninguém está falando para apenas comprar Ativos. Se você quer ser o Sr. Investidor, você pode calibrar a distribuição do recurso excedente. Uma parte você compra algo que te satisfaça (vou chamar de “presente”) e o restante (maior parte), você aplica em algo que seja Ativo.

O importante é que o importante não seja um gerador de Passivo. Não compre algo que vai te gerar despesa. Exemplo: uma viagem, gera um custo naquele momento e depois não gera mais custos. Um relógio/bolsa/roupa, como regra, também não geram despesas.

A moral da história é: aproveite as oportunidades que surgem na sua vida!

Se você quer um futuro em que o dinheiro sobra, você precisa saber o que fazer com o dinheiro que sobra agora. Quando for gastar dinheiro, pense: estou comprando um Passivo ou um Ativo.

É algo simples, mas se você fizer esse exercício, acredite, vai escolher mais Ativos do que passivo.

É importante sempre ressaltar: tudo na vida exige equilíbrio. Se quiser ser o Sr. Investidor, não precisa ser uma pessoa radical. Você pode se presentear. Não há problema em diversificar o dinheiro que sobra. Uma parte para se presentear e outra (a maior, de preferência), para compra de Ativos. Só tenha cuidado com o presente! Evite “presente grego”, ou seja, presente que, no final das contas, apresenta surpresas e gera despesas no futuro.

Dominique banner presente grego - Tenho dinheiro, o que faço? Entenda a diferença entre Ativo e Passivo e faça sua escolha!

Se você quer ser o Sr. Investidor, tenha sabedoria e equilíbrio. Comece com pequenas atitudes e você verá o efeito bola de neve no futuro.

E claro, a vida é feita de escolhas. Se você quiser ser o Sr. Consumidor, também não há problema. Só não se esqueça que “não há almoço grátis”. Se comprar Passivos, vai ter quer pagar esse conta lá na frente.

escolha marcelo elias 1024x475 - Tenho dinheiro, o que faço? Entenda a diferença entre Ativo e Passivo e faça sua escolha!

Se quiser entende entender mais sobre as opções de Ativos, sugiro que visite mais nosso site. Aqui, te ajudamos a entender sobre o universo dos investimentos.

Se quiser entender mais sobre a importância dos Passivos e Ativos na construção do patrimônio, recomendo a leitura do livro Pai Rico, Pai Pobre. Esse livro mudou a maneira como vejo a vida, e pode mudar a sua também…

Categorias: ENSINAMENTOS

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *