Antes de aprender como viver de Renda Passiva, é preciso entender do que se trata a chamada Renda Passiva.

Quando falamos de Renda, estamos tratando do dinheiro que recebemos todos os meses para manter nossos custos rotineiros. Assim, a primeira coisa quem vem a nossa mente é o salário, se somos funcionários, ou o valor variável que recebemos, se somos trabalhador autônomo.

Ou seja, pensamos na Renda fruto do nosso trabalho. A este tipo de Renda chamamos de Renda Ativa, pois ele se refere ao dinheiro fruto do seu trabalho. Aquele dinheiro que recebe todo mês, desde que você tenha trabalhado todo o período contratado no mês anterior.

Apesar desta forma de Renda ser a mais comum, ela não é a mais desejável.

Quando nos imaginamos no mundo ideal, em que nossos desejos sejam atendidos, pensamos em termos dinheiro suficiente para fazermos o que quisermos, quando quisermos.

Ou seja, você quer ter o dinheiro todo mês para arcar com suas despesas e da sua família, poder viajar e ainda ter tempo livre e não precisar ficar dando satisfação da sua vida a chefes.

Falando de outra forma, todos desejamos termos uma Renda Passiva, que significa uma fonte de renda que recebemos sem o esforço de trabalho. É p rendimento financeiro que você tem sem precisar dedicar tempo ou esforço contínuo.

Inicialmente, pensamos que Renda Passiva é apenas para quem tem muito dinheiro para, por exemplo, comprar vários imóveis e viver de aluguel.

Uma coisa é fato: para viver de Renda Passiva você terá que ter acumulado certa quantia de dinheiro para que ele “trabalhe” por você, e assim, você tenha dinheiro recorrente, mantendo seu tempo livre.

Mas se engana quem pensa que para viver de Renda Passiva você já tem que ter acumulado altas quantias para, como no exemplo acima, já comprar vários imóveis.

É possível construir um patrimônio gradativamente e, desde o começo, o dinheiro já “trabalhar” para você até que se chegue o momento que esse dinheiro lhe renda recursos suficientes para ter autonomia financeira e viver apenas ou, majoritariamente, de Renda Passiva.

Renda Passiva X Renda Ativa

image - Aprenda Viver de Renda Passiva Investindo na Bolsa de Valores

Resumindo, diferentemente da Renda Ativa em que o recurso obtido provém do trabalho empregado no mês anterior, com gasto de tempo e energia, na Renda Passiva, não há o emprego de trabalho ou este trabalho já foi empregado anteriormente e agora o dinheiro vem “sozinho”.

Tipos de Renda Passiva

viver de renda passiva capa - Aprenda Viver de Renda Passiva Investindo na Bolsa de Valores

A Renda Passiva pode ser fruto de um capital (recursos) que foram empregados e proporcionam rendimentos ou pode ser fruto apenas de um trabalho desempenhado anteriormente que continua a dar resultados financeiros recorrentes. Para melhor compreensão, exemplifico a seguir.

Renda Passiva sem capital

É a Renda recebida regularmente e que não exigiu o investimento altos, ela decorre apenas do trabalho.

Por exemplo, direitos autorais. Pense em um compositor de musicas. Após escrever a música, ele mesmo ou algum cantor divulga e, quando esta música for tocado em plataformas digitais, por exemplo, o compositor, o cantor, a gravadora recebem certa quantia. Assim, essas pessoas poderão receber os rendimentos desta música por anos, décadas sem precisar fazer mais nada.

Como outro exemplo de viver de Renda Passiva sem o emprego de capital, pense nos Royaties que o criador de um produto patenteado pode receber durante vários anos. Assim, o após o trabalho intelectual de pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento, o produto criado está pronto para ser comercializado e o criador receberá durante determinado determinado tempo os rendimentos.

Renda Passiva com capital

É a Renda recebida sem um trabalho no mês anterior mas que exigiu um investimento alto em um curto período ou o investimento recorrente de valores menores, mas durante um período maior.

Assim, neste tipo de Renda Passiva, o recurso não provém da criação de um produto inovador, composição artística ou coisa similar. É preciso um investimento.

Se você tiver altas quantias e gostar do mercado imobiliário, pode investir comprando imóveis e os locando. Assim, os aluguéis recebidos comporão a Renda Passiva.

Além disso, de maneira muito mais acessível e com um efeito “bola de neve” que explicaremos a seguir, a Renda Passiva com capital pode ser obtida através de investimentos no mercado financeiro por meio da Bolsa de Valores.

Se tiver interesse em um curso completo sobre investimentos, Clique Aqui.

Investimentos e Renda Passiva

investimentos 4 - Aprenda Viver de Renda Passiva Investindo na Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores oferecem diversas opções de ativos que viabilizam a formação de uma carteira de investimentos a qual pode proporcionar a Renda Passiva desejável.

Abordaremos alguns exemplos, mas, antes disso, é importante destacar que, quando falamos de investimento como mecanismo para proporcionar Renda Fixa, há uma relação de proporcionalidade entre os rendimentos e o investimento.

Ou seja, quanto mais investir, maior será valor dos seus rendimentos. Assim, dois elementos influenciam nos rendimentos: tempo e valor. Você pode investir muito por pouco tempo, ou “pouco” dinheiro por mais tempo.

Como a maioria das pessoas não dispõem de vultosos recursos para investir em pouco tempo, parto do pressuposto que você se enquadra na segunda hipótese, ou seja, possui “pouco” dinheiro o qual será investido por maior período.

Logo, antes de qualquer coisa, é preciso ficar claro: Renda Passiva por investimentos não é uma aventura que proporcionará resultador em um passe de mágica.

O requisito básico para quem pretende seguir o caminho dos investimentos é a resiliência. Tenha consistência em seus aportes (valor investido) e paciência.

Na bolsa de valores é possível ganhar dinheiro com transações no curto ou médio prazo. Se estiver interessado nessa possibilidade, há outras estratégias que pode se aprofunda vendo outro artigo nosso. Clique Aqui.

Rendimentos de Fundos Imobiliários (FIIs)

melhores fundos imobiliarios.jpg?width=1000&name=melhores fundos imobiliarios - Aprenda Viver de Renda Passiva Investindo na Bolsa de Valores

Conforme dito anteriormente, o mercado imobiliário (imóveis e respectivos aluguéis) é uma excelente alternativa para a formação de uma Renda Passiva.

Mas o interessante é que a Bolsa Valores democratizou ao acesso a esse mercado, de modo que não são necessários vultosos recursos para se investir nesse setor. Pelo contrário, com pouco dinheiro você pode comprar um “pedaço” de um imóvel ou de vários e assim, já a partir do mês seguinte você receberá o aluguel correspondente a este “pedaço” que comprou.

Assim, se você se interessa por este setor, precisa conhecer os Fundos Imobiliários (FIIs).

Estes Fundos se dividem em vários “pedaços” chamados de cotas e oferecem estas cotas na Bolsa de Valores. Desta forma, os investidores interessados compram as cotas e, em troca, passam a ser proprietários de uma parte do Fundo e, consequentemente, do patrimônio que este FII possui.

Ao captar recursos com a venda de suas cotas, o Fundo Imobiliário utiliza este dinheiro para a compra de imóveis e/ou outros investimentos relacionados ao setor imobiliário.

Assim, ao comprar, por exemplo, vários imóveis e alugá-los, mensalmente o Fundo recebe os aluguéis e os repassam aos seus cotistas. Ou seja, você que investiu X reais para comprar as cotas dos Fundos receberá mensalmente uma parte dos alugueis que o obtém.

Logo, diferentemente do investidor que precisa acumular alta quantia para comprar o imóvel, com pouco valor você já pode comprar uma parte (cota) do Fundo e, consequentemente, dos imóveis que este Fundo possui.

Caso queira entender mais sobre Fundos Imobiliários, recomenda que veja nosso Guia Completo sobre FIIs, Clique Aqui. Se tiver interesse na análise completa e semanal dos Fundo Imobiliários listados na Bolsa de Valores, Clique Aqui.

Dividendos

6EtyDqcmrE8tCLVuZ4gySct HN8IdnaKPreYT2cIRm6BVdwaEWoq H99rN230iHvaUvif3u6h uASEJfmwWzI2DVeKshII5jc4QYHV2E8r0RdkFSjYFB1OKLh2pdbssCjOdrYloTaIeZPncDvOCjPfqrDEJFgKaEZm0 - Aprenda Viver de Renda Passiva Investindo na Bolsa de Valores

Empresas sólidas faturaram, descontam seus custos de funcionamento e reinvestimento e, ao final, quando bem administradas, obtém lucros que podem ser distribuídos aos seus acionistas, são os chamados Dividendos.

Para poder financiar seus projetos de crescimento, muitas empresas vão a Bolsa de Valores. Assim, as empresas listas na Bolsa disponibilizam ao mercado suas ações.

Dessa forma, quando um investidor compra ações de determinada empresa, ele se torna acionista (sócio) e, em contrapartida, a empresa consegue captar recursos e fomentar seu crescimento.

Seguindo essa lógica, a empresa crescerá, aumentará seu faturamento e, se bem gerida, obterá mais lucros, os quais poderão ser distribuídos aos acionistas.

Falando de outra forma, com pouco dinheiro, você pode se tornar acionista de empresas sólidas e receber os dividendos que ela distribuir futuramente. Assim, após se tornar acionista, você não precisará fazer mais nada. Basta manter a ação e receberá de forma passiva os dividendos.

Além disso, com o crescimento da empresa, a tendência é a valorização da ação. Ou seja, a ação que você comprou por X, pode se valorizar pra 2X, 3X…e, além disso, você receberá os dividendos e juros sobre capital próprio que foram distribuídos.

É importante que tenha consciência que estamos falando de negócios “vivos”, empresas que estão inseridas no mercado e que, portanto, estão sujeitas ao risco da estratégia de crescimento não ser bem sucedida e, ao invés de crescimento e lucro, amargar prejuízo.

Por outro lado, se a estratégia for bem sucedida, o capital investidor poderá se multiplicar.

Considerando esse cenário, é indispensável que se analise bem a empresa para entender os fundamentos del, ou seja, se é realmente uma empresa sólida que apresenta resultados recorrentes e que tem como perfil a distribuição de uma parcela seus lucros aos acionistas.

Para entender como analisar os fundamentos de uma empresa e verificar se ela é realmente, sólida, recomendo que veja nosso artigo, Clique Aqui.

Quando se fala de dividendos, não basta a empresa ser sólida. Pode haver uma empresa muito bem estruturada mas que está executando um projeto de crescimento arrojado em que a maior parte ou totalidade do lucro obtido deve ser reinvestido nela mesmo.

Portanto, embora a empresa seja excelente, se você visa receber dividendos atrativos já no curto prazo, tal empresa não é recomendada para você. assim, para entender melhor sobre o perfil de empresa boa pagadoras de dividendos, ou seja, com Dividend Yield (DY) alto, recomendo que veja nosso artigo, Clique Aqui.

Como última dica deste tópico, se quiser um curso para aprender como analisar empresas, avaliar sua saúde financeira e se o preço das ações está atrativo, recomento o seguinte curso: Clique Aqui.

Renda Fixa

vendas do tesouro direto tem melhor marco da historia - Aprenda Viver de Renda Passiva Investindo na Bolsa de Valores

Os Fundos Imobiliários e Empresas que mencionamos integram a chamada Renda Variável que envolve maior risco. Assim, para os investidores mais conservadores que queiram construir uma Renda Passiva com maior segurança e previsibilidade, também há a Renda Fixa como opção de investimento.

Na Renda Fixa, é possível investir no Tesouro Direto com juros semestrais.

Antes de explicar acerca da Renda Passiva, importante que entenda o que é Tesou Direto e suas opções pré fixadas e pós fixadas.

O Tesouro Direto é uma ferramenta por meio da qual o investidor empresa recursos ao Governo e, em contrapartida, recebe um rendimento. Este rendimento pode ser fixado no momento do empréstimo (pré-fixado) ou estar atrelado a uma taxa de juros ou índice da economia (pós – fixado). Por exemplo, Tesouro IPCA.

O IPCA é um índice da economia que meda a inflação. Logo, o percentual deste índice varia conforme as oscilações da inflação. Desta forma, ao investir no Tesouro IPCA, você terá um rendimento conforme o desempenho da inflação, ou seja, quando se empresta o dinheiro ao Governo, você não sabe qual o rendimento pois depende da inflação no futuro.

Para entender mais sobre Renda Fixa e Tesouro Direto, recomendo que veja nosso artigo, Clique Aqui.

No Tesouro Direto com juros semestrais, o capital investido ao Governo é remunerado semestralmente. Assim, você receberá o valor emprestado na data do vencimento e todo semestre recebera os juros proporcionais, sendo, portanto, uma forma de Renda Passiva, já que o investidor não precisa fazer nada, basta comprar o Tesouro Direto (emprestar o dinheiro ao Governo).

Hoje em dia, nesta categoria de Renda Passiva, possuem as seguintes opções:

  • Tesouro Prefixado com juros semestrais 2031:
    • Rentabilidade anual: 6,80%
    • Investimento mínimo: R$ 37,09
    • Vencimento: 01/01/2031
  • Tesouro IPCA com juros semestrais 2055:
    • Rentabilidade anual: IPCA + 3,84%
    • Investimento mínimo: R$ 46,91
    • Vencimento: 15/05/55

Se quiser aprender mais sobre Tesouro Direto, veja nosso artigo, Clique Aqui.

Se tiver interesse em aprender mais sobre Tesouro Direto de maneira didática e simples, confira este curso: Clique Aqui.

Efeito Bola de Neve

o efeito bola de neve.max 750x450 - Aprenda Viver de Renda Passiva Investindo na Bolsa de Valores

Ao investir, independentemente do valor inicial, você já poderá receber os rendimentos, dividendos os juros no curto prazo. Assim, o recomendável é que o valor que receber seja reinvestido.

Desta forma, fazendo aportes recorrentes e reinvestindo o valor já recebido, a cada vez o valor investido será maior e, consequentemente, os rendimentos/dividendos/juros tendem a ser maiores, criando, portanto, um ciclo virtuoso.

Assim, será criado um efeito bola de neve, em que a cada vez terá mais dinheiro “trabalhando” para você, o que gerará mais recursos e assim sucessivamente.

Importante: como dito anteriormente, a construção de uma Renda Passiva por meio de investimento exige resiliência e paciência.

No começo, este efeito bola de neve é inexistente ou quase que imperceptível se os aportes iniciais forem de baixo valor. Mas tenha paciência e continue investindo. Como o tempo os rendimentos crescerão e o efeito bola de neve será perceptível.

Quer um curso que ensina o modo de investimento que faz investidores alcançarem a liberdade financeira? Clique Aqui.

Conclusão

Considerando tudo que expomos, fica claro que há na Bolsa de Valores excelentes opções para a construção de uma carteira de investimento para Renda Passiva e para todos os perfis de investidores.

Se você for mais conservador, a Renda Fixa é recomendável. Se for moderado/arrojado, os Fundos Imobiliários e Ações com certeza valem uma analise mais aprofunda para que encontre o que mais te interessa.

Além disso, estas opções não são excludentes, pelo contrário, é recomendado que construa uma carteira de investimento diversificada, alocando seu capital em diferentes ativos pare que sua Renda Passiva provenha de diferentes fontes. Se quiser entender mais sobre diversificação da carteira de investimento, veja nosso artigo, Clique Aqui.

Para que o você viva de rendimento, é preciso que tenha um planejamento financeiro e poupe mensalmente uma quantia que será investida. Assim, com o que receber da Renda Ativa (Ex: salário do trabalhado no último mês), invista e, com o temo, seus rendimentos aumentarão e atingirá um valor mensal de Renda Passiva compatível com seu objetivo.

Categorias: ENSINAMENTOS

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *