6 Tipos de Empresas segundo Peter Lynch

A escolha de uma ação para compor sua carteira de investimento não pode ser algo impensado. Um portfólio de investimento deve ser estruturado de maneira racional para que você tenha o maior proveito possível.

Pensando nisso, é importantíssimo o conhecimento dos ensinamentos de Peter Lynch, um dos maiores gestores americanos cujo fundo administrado apresentou resultados extraordinários durante anos. Assim, para nossa sorte, este grande investidor consolidou boa parte das suas conclusões no livro “O Jeito Peter Lynch de Investir” que eu recomendo fortemente. Se quer um livro simples e completo que transformará sua visão de investimento e, especialmente, de ações, leia esse livro. Recomendo que os ensinamentos deste livro sejam somados as lições do livro O investidor Inteligente, que abordamos e outros artigo. Para saber mais, clique aqui.

Dentre os vários ensinamentos dele, vamos abordar hoje as 6 categorias de empresas. Segundo ele, as empresas listadas na bolsa de valores possuem características que as qualificam em umas das 6 categorias existentes, quais sejam: 

  1. Ações de Crescimento Lento
  2. Ações Confiáveis
  3. Ações de Crescimento Rápido
  4. Ações Cíclicas
  5. Ações em Recuperação
  6. Ações com Ativos Oculto

Ok, mas antes de entender cada categoria, quero entender o porquê é tão importante essa classificação

As categorias são importantes, pois, ao identificar o tipo da empresa, (i) você saberá qual o peso que esse tipo de empresa poderá ter na sua carteira de investimentos e (ii) você saberá os principais aspectos dessa empresa que precisa ficar atento.

Por exemplo, ao identificar que a empresa em análise classifica-se como Ações em Recuperação você já saberá que (i) trata-se de um ativo de maior risco, portanto, que, a não ser que tenha uma abordagem arrojada, é recomendável que esta empresa ocupe apenas uma parcela pequena da sua carteira e (ii) é importantíssimo que você analise aspectos como a dívida dessa empresa. Pois, se está em recuperação, a dívida precisa estar melhorando e o passivo circulante (dividia a curto prazo) deve estar controlado, do contrário, não haverá recuperação.

Esse foi só um exemplo, cada categoria possui suas peculiaridades que apresentaremos a seguir.

Quer um curso completo sobre investimentos? Clique aqui.

6 Categorias de Empresas







Ações de Crescimento
Lento

Empresas grandes e consolidadas no mercado, cuja taxa de crescimento é um pouco acima do crescimento do PIB.

Além da taxa de crescimento, tais empresas costumam realizar pagamentos de dividendos de maneira regular e generosa. 

Se o seu objetivo é a valorização da sua carteira de investimento, esse tipo de empresa não deve ocupar uma posição grande, de todo modo, por estarem sujeitas a menor risco, não as ignore. 

Essas empresas também são uma boa opção para que visa dividendos. Há uma perspectiva de que, mesmo que lentamente, esses dividendos crescerão. 

Exemplo: Walmart







Ações Confiáveis

Empreses grandes e consolidadas, mas que apresentam um crescimento mais veloz que empresas de crescimento lento.

“Quando se investe em empresas de ações confiáveis, você estará, digamos, em um cenário de colinas: o crescimento dos rendimentos situa-se entre 10% e 12% ao ano”.

Como o próprio nome sugere, essas ações são confiáveis, portanto, é recomendado tê-las para que esteja protegido “durante períodos de recessão e depressão econômico”.

Exemplo: Coca-Cola











Ações de Crescimento Rápido

Empresas que se caracterizam pelo crescimento agressivo, cuja taxa de crescimento é em torno de 20% a 25% por ano. 

Se escolhida corretamente, é esse tipo de empresa que multiplicará o capital investido várias vezes. Ou seja, essa categoria de empresa é importantíssima para a valorização da sua carteira de investimentos. 

Porém, como não se podia esperar diferente, onde há grande expectativa de retorno, há maior risco. Logo, “há muitos riscos com as ações de rápido crescimento, especialmente entre as empresas mais jovens, que tendem a ser excessivamente entusiasmadas e mal financiadas”. 

Portanto, identifique a empresa, e realize uma análise adequada, entenda como esse crescimento ocorrer, como o capital está sendo aplicado, o nível de endividamento, dentre outros fatores.

Se encontrar uma ação dessa categoria, tente não deixar a oportunidade passar, mas cuidado com o entusiasmo!

Exemplo: Magazine Luiza









Ações Cíclicas

Empresas “cujas vendas e lucros aumentam e diminuem de maneira regular ou completamente previsível”. São empresas que, se analisadas no médio/longo prazo, é possível perceber um perfil de oscilação, assemelha-se a um gráfico em ondas.

Esse tipo de empresa exige a compreensão do movimento de oscilação e paciência. 

O ideal é comprá-la nos momentos de baixa e esperar até a valorização, que ocorrerá nos mementos de alta que se refletirão na cotação da empresa.

Porém, como todo investidor sabe, passado não significa futuro. Portanto, é importante compreender como a empresa está sendo gerida no momento de baixa. Pois, se ocorrerem equívocos, esse tipo de empresa pode passar por problemas e se tornar uma candidata a categoria “empresas em recuperação” que veremos a seguir.

Exemplo: Unipar










Ações em Recuperação

Empresas com problemas que tentam se reestruturas e que são candidatas a fatalidades. 

Se o endividamento é alto, o crescimento é baixo ou inexistente,  a margem de lucro é baixa ou negativa, a rentabilidade é ruim, pronto, você provavelmente está vendo uma empresa com problemas.

Se a administração expõe que está ciente desta situação e implementa um plano de ajuste, trata-se de uma empresa em recuperação. É importante que esteja claro:uma coisa é planejar e outra, bem diferente, é concretizar. Logo, a existência de um plano maravilhoso não significa que sua implementação será excelente também.

Se o plano for bem sucedido e você tiver comprado no momento de dificuldade, é provável que terá grande valorização. Porém, como há muitas variáveis envolvidas, é recomendável que não aloque muito capital nessa empresa. Para alguns, esse tipo de empresa não pode superar 5% do seu capital. 










Ações com Ativos Ocultos

Empresa que possui algum ativo valioso que tem conhecimento, mas que o Mercado ignora, subvalorizando as cotações das ações. Esse tipo de ação é interessante pois não é necessário nenhum plano de crescimento para que a valorização ocorra, basta que o Mercado tome conhecimento do real valor da empresa. 

Em algumas situações a valorização ocorre pela bolsa de valores e, em outras, pela aquisição de concorrentes, quando, então o preço pago supera a cotação estabelecida pelo mercado. 

Para esse tipo de empresa, se você comprar durante o momento de subvalorização, a margem de segurança estará garantida.

O importante, neste caso, é a pesquisa, Entender realmente do que se trata esse ativo oculto. E, embora não pareça, existem várias empresas com ativos ocultos. 

Exemplo: Ferbasa

Pronto, classifiquei a empresa, já sei tudo, não preciso me preocupar...CUIDADO!

Classificar uma empresa e entendê-la é muito importante. Porém, como sabemos, empresas não são estáticas. Um empresa pode surgir como um “case” de crescimento acelerado, tornar-se em crescimento lento e com o tempo e, ante a adversidades, precisar se recuperar. 

Portanto, considerando a dinamicidade em que as coisas acontecem, após classificar uma empresa e decidir comprá-la, esteja sempre atento para eventuais sinais de mudança de categoria. Mas, claro, este acompanhamento pode ocorrer com base nos relatórios trimestrais da empresa, e, a depende da solidez do negócio, basta analisar os relatórios anuais. Ou seja, não esteja cego às noticias, mas não se deixe abalar por cada rumor que surge envolvendo a empresa. 

Se você a escolheu é porque confia nos fundamentos, portanto, mude sua posição se verificar uma alteração nesses fundamentos ou se perceber que realizou uma análise equivocada

Caso tenha interesse em um curso sobre investimentos, clique aqui.


3 comentários

Dividendos: conheça empresas sólidas pagadoras de altos dividendos · julho 11, 2020 às 7:09 pm

[…] 6 Categorias de Empresas – Peter Lynch […]

Análise Fundamentalista: desvendando as empresas da bolsa · junho 14, 2020 às 6:55 pm

[…] 6 Categorias de Empresas – Peter Lynch […]

O Investidor Inteligente – Conteúdo Bolsa · maio 25, 2020 às 8:36 pm

[…] 6 Categorias de Empresas – Peter Lynch […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *